terça-feira, 5 de março de 2013

A mudança

     Eis o dia que tudo mudou !

     Em minha caixa de entrada, o seguinte e-mail da Capes...
     Ou seja, eu estava tendo uma nova oportunidade. Eu poderia mudar de país, poderia escolher qualquer um entre os seguintes: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália, França ou Alemanha. E ainda receberia uma bolsa adicional de seis meses para aprender e ficar fluente em uma língua estrangeira. Para mim isso foi melhor do que o esperado, pois, até então eu iria para Portugal.
     E agora? Qual país escolher? 
     Essa decisão foi super fácil, o primeiro critério que utilizei foi que eu queria um que tivesse língua oficial o inglês, então me sobraram: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália ou Canadá. E o segundo critério foi que eu queria na Europa. Por que? Para conhecer muitos países diferentes.
     Na verdade, tudo isso é um pouco de mentira.
     Meu sonho sempre foi fazer um intercâmbio na Inglaterra, e nesse dia eu percebi que meu sonho poderia se tornar realidade. E não hesitei nenhum segundo em confirmar minha mudança! Nesse momento, eu estava sendo realocada de Portugal para o Reino Unido. 
     E no mesmo dia, assim que eu aceitei, eu fui homologada. 
     Mas por que isso aconteceu? Portugal era o único país que os inscritos não precisavam comprovar proficiência em uma língua estrangeira, e com isso quase 10 mil alunos se inscreveram para esse edital, ou seja, tinham muito mais alunos inscrito do que vagas. A nota informativa encontra-se aqui.