sábado, 17 de janeiro de 2015

Colocar ou não a UEL como uma opção?

     Atualmente esta na fase do pessoal do novo edital do Ciência sem Fronteiras para o Reino Unido de escolher 3 possibilidades para futuras universidades ... e a dúvida é sempre a mesma:

'Coloco ou não esta ou aquela universidade como uma das minhas opções?'

Por isso, muitos 'candidatos' estão vindo me perguntar na página o que eu acho da University of East London, estou estudando aqui nela desde junho do ano passado (quase 7 meses). 
     A maioria das perguntas são muito parecidas por isso resolvi postar aqui a MINHA OPINIÃO sobre essas perguntas (para facilitar). Então, só para enfatizar todas as respostas são a minha opinião, o meu ponto de vista... posso ter colegas que pensem diferente, ok?
    

LOCALIZAÇÃO:

1) Qual a localização da UEL?
A UEL é localizada no leste de Londres, na zona 3.

2) É difícil chegar no centro de Londres?
Não, há uma estação de metrô praticamente dentro da universidade, chamada Cyprus. E há também vários ônibus que vão em direção ao centro. 

3) Quanto tempo até chegar ao centro da cidade?
Aproximadamente uns 50 minutos de metrô, dependendo do lugar.

4) Sobre a proximidade com os lugares?
Uns 20 minutos do shopping, 20 minutos do London City Airport, uns 10 minutos do mercado, 5 minutos de mercearia, 5 minutos da farmácia, 5 minutos do posto de saúde...

5) A localização da UEL é boa?
Sim, eu acho. Não é das piores não.


LONDRES:

6) Como é morar em Londres?
Maravilhoso.

7) É possível se locomover facilmente de bicicleta?
Sim.

8) Fica muito mais fácil sair do pais do que se eu estivesse no interior?
Muito mais.

9) O custo de vida é realmente o dobro do que em outras cidades?
Não chega a ser o dobro, mas é maior sim. Londres é uma cidade cara, transporte é caro e etc...

10) É verdade que em Londres no inverno escurece muito cedo?
Sim, antes das 4 horas da tarde.

11) A bolsa é suficiente para viver em Londres?
Sim.


ACOMODAÇÃO:

12) A acomodação fica longe da universidade?
Não, fica dentro.

13) Os quartos são todos iguais?
Sim (menos o quarto de deficiente).

14) Os brasileiros ficam no mesmo tipo de alojamento?
Sim.

15) Você divide a sala e a cozinha com outras pessoas?
A cozinha sim, mas não temos sala.

16) Os quartos são individuais?
Sim.

17) Quantas pessoas por flat?
5 pessoas.

18) Tem banheiro individual?
Sim.

19) É seguro?
Sim.


ESTRUTURA:

20) A universidade é boa?
A estrutura da universidade é ótima, tanto as salas, quanto a biblioteca, academia e restaurantes.

21) A UEL tem PSE (curso de inglês)?
Sim.

22) A UEL realmente aceita bastante brasileiros do Ciência sem Fronteiras?
Sim. 

23) Tem bastante festas na faculdade?
Eu acho que sim, tem várias festas organizadas pelo Student Union e bastante organizadas pelos próprios estudantes (flatparty).


ENGENHARIA CIVIL: 

24) O curso é bom?
Para os britânicos deve ser, mas para mim eu não acho... a minha universidade do Brasil é bem melhor.

25) Você gosta das aulas que são dadas?
Não, acho muito fraco. É muito diferente do Brasil, aqui os professores não dão aquela aula que explica o conteúdo e os detalhes; eles dão 'lectures' como se fossem palestras, eles expõem o conteúdo em sala e esperam que os alunos vão atrás de aprender sozinhos o conteúdo.

26) Você gosta das matérias?
Sim.

27) As aulas são de qualidade?
As aulas são de qualidade para eles... mas para mim eu não acho. 

28) As avaliações são fáceis?
Não, isso é uma coisa que me pegou de surpresa aqui porque eu achei bem difícil. Eles cobram muito mais do que ensinam nas provas e trabalhos.

29) Qual a carga horária necessária?
Pelo programa Ciência sem Fronteiras precisamos cumprir 120 créditos. Para Engenharia Civil a maioria das matérias são de 15 créditos e semestrais, dando no total 8 matérias.

30) Quantos créditos podemos fazer no máximo?
Podemos fazer no máximo 150 créditos, que seriam 2 matérias a mais. Mas eles aconselham a fazer apenas 120 créditos, a própria coordenadora de Civil daqui da UEL disse que mais do que isso é muito puxado e não é aconselhado.

31) Da para você escolher as disciplinas?
Sim.

32) Na UEL tem como fazer matéria de língua estrangeira?
Não.

33) Só podemos fazer matérias relacionadas com o curso de Engenharia Civil?
Não, podemos fazer uma matéria de até 15 créditos de outro curso.

34) A UEL aceitou muita gente de Civil no seu edital?
Sim.

35) Qual a diferença de BEng Civil Engineering e BSc Civil Engineering?
Para ser sincera, aqui na UEL não tem diferença (mas eu não sei nas outras universidades). Eu por exemplo vim para fazer BEng, mas todas as matérias que eu escolhi são do BSc.

36) Qual seria mais parecido com o do Brasil?
BEng.

37) É realmente mais fácil conseguir estágio na área de Civil em Londres?
Mais fácil creio que sim, porque tem mais opções. Mas ainda não cheguei nessa parte de tentar arranjar um estágio.


VIAJAR:

38) Da para viajar e estudar tranquilo?
Sim, nas férias, feriados e finais de semana. Mas não é permitido faltar aula.

39) Com a grana do SwB da para viajar para outros países de boas?
Sim, é só economizar e não gastar com coisas desnecessárias. 


Essas são algumas perguntas que já me fizeram inbox, se alguém tiver mais alguma pode me mandar aqui que eu respondo e acrescento aqui no blog também.

'Um conselho que sempre dou para quem vem me perguntar é: Gente, escolham universidades que ficam em Londres é sério. Duvido alguém que escolheu vir para Londres e se arrependeu. É aqui que tudo acontece, aqui tudo é lindo, para ir para o resto da Europa daqui é mais fácil. Hoje uma amiga minha me disse assim: Se eu morasse em qualquer outra cidade e quisesse ir num parque eu iria em um parque, se eu morando aqui em Londres quiser ir em algum parque eu posso ir NO parque. Concluindo, tudo aqui não é UM parque é O parque. Outra coisa, aqui recebemos adicional de alto custo e isso ajuda muito porque gastamos mais, mas não chegamos a gastar o dobro do que quem mora no interior.'
xoxo :*